As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky


Autora: Stephen Chbosky
Número de Páginas: 224
Editora: Rocco


    O livro reúne as cartas de Charlie para um amigo. Charlie é um adolescente de 15 anos dos anos 90, mais precisamente, o livro se passa em 1991/1992. O destinatário não é explicitado ao decorrer do livro, fiquei com a impressão de que as cartas foram escritas para nós leitores. 
    A partir das cartas vamos conhecendo um pouco da vida do Charlie, que, como a de qualquer adolescente é cheia de descobertas, as dificuldades do ambiente escolar, os primeiros encontros amorosos, os problemas familiares e as primeiras festas. Charlie quer viver sua vida e ao mesmo tempo fugir dela, perdas como a de sua Tia Helen e de seu amigo Michael e a amizade com Sam e Patrick afetam bastante a vida dele, tanto positivamente como negativamente.

      Durante sua cartas Charlie menciona vários filmes, seriados, músicas e livros. Uma música, em especial, é citada por ele várias vezes, Asleep do The Smiths. Vários dos livros lidos por ele foram recomendados por um de seus professores, o Bill, por quem Charlie tem grande afinidade.

     Algumas falas do livro são bem marcantes:

"E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim".
"Eu me sinto infinito"
" - E seu livro favorito?
- Este lado do paraíso, do F. Scott Fitzgerald
- Por quê?
- Porque foi o último que li."


Me reconheci muito na seguinte frase:
"O professor me disse para ler alguns capítulos de cada vez mas eu não gosto de ler os livros dessa forma. Leio metade dele na primeira vez."
     Um fato marcante do livro é que Charlie, como muitos adolescente dos anos 90, e até eu que era criança nessa época tinha o costume de gravar fitas com suas músicas prediletas e presentear seus amigos com algumas fitas. Eu peguei um pouco dessa época, gravava as músicas que tocavam na rádio que eu gostava. Eu adorava fazer isso!

     Durante a leitura fui anotando os livros citados no livro e gostaria de compartilhar com vocês, espero que não tenha passado nenhum:

-  Este lado do paraíso, F. Scott Fitzgerald
- Peter Pan, J.M.Barrie
- O Grande Gatsby,  F. Scott Fitzgerald
- O apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger
- Walden - Henry D. Thoureau
- The Mayor of Castro Street - Randy Shilts
- O Estrangeiro - Albert Camus
- Hamlet - William Shakespeare
- Algum livro de poemas do E.E.Cummings
- A Nascente - Ayn Rand
- Pé na estrada - Jack Kerouac
- Naked Lunch - William S. Burroughs
- A separete peace - John Kngwles
- O Sol é para todos - Harper Lee (quando li o livro, apareceu como O sol nasce para todos, mas fui pesquisar o nome do livro e encontrei o sol é para todos).

Gostei bastante do livro, como é curtinho em uma ou duas tardes é possível lê-lo, como a história te prende, a leitura flui muito bem! Dei 4 estrelas no skoob!


4 comentários:

  1. Oie,
    nossa só eu não li ainda?
    Este livro esta na minha meta, mas ainda não consegui pega-lo para ler.
    Parece ser mto bom

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, pegue para ler é bem gostoso e rápido de ler!!! Por serem cartas os "capítulos" são bem curtos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Encontrei seu blog por acaso, mas curti a sua resenha! =)
    Vi o filme, mas não me apaixonei muito. Tô com o livro baixado, talvez eu dê uma chance a ele mais pra frente...
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Priih, o livro não é 5 estrelas, mas algumas frases me marcaram bastante. Vale a pena, pois além de tudo é uma leitura rapidinha! Que bom que achou o blog, participa dele, vou dar uma olhada no seu também).

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Sua opinião é super importante para o Porão!
Deixe seu recadinho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...